Hoje é segunda-feira, 23 de outubro de 2017

Publicidade

Uma primeira leitura do cenário político de São Leopoldo pós julgamento do Prefeito Vanazzi no TSE

09 de agosto, 2017 às 18:54 - por Bado Jacoby

A estréia de Luciano Soares: Luciano Soares(PP), que assumiu pela primeira vez como Vereador titular durante toda a semana passada, mostrou que estava com saudades da atuar como Vereador. Participou intensamente fazendo visitas  políticas, encontros com secretários municipais e também de reuniões com o Prefeito Ary Vanazzi.

Luciano Soares é o herdeiro político do por muito tempo Vereador Moacir Soares e conseguiu aproveitar todos os deixados deMoacirzinho e ainda ampliar suas relações e espaços políticos. Pelo que se viu de sua intensidade e aproveitamento nos dias que esteve como Vereador titular, o Suplente Luciano, se convocado vai estar sempre ligado na oportunidade e não vai ser número na câmara de vereadores.

Marcelo Buz, um PMDBista cada dia mais sem voz e vez no partido em São Leopoldo:  O Vereador Marcelo Buz cada vez mais se isola e é isolado nas decisões e pretensões do PMDB Leopoldense. Sua candidatura e eleição para Vereador, foi feira a margem do partido e nem sequer o candidato a Prefeito de sua coligação teve seu apoio e de seu grupo dentro do PMDB.

A decisão de Buz em não se envolver na campanha majoritária do partido(apoiou Gerson Borba) que tinha Daniel Daudt como candidato a Vice Prefeito, nunca foi “perdoada” e nem jamais vai ser pelo grupo de Daniel e da maioria que ainda comanda o partido em São Leopoldo.

Esta complicada relação entre Marcelo Buz e boa parte do partido, deve ter como consequência maior, a saída do Vereador da sigla e isto, deve acontecer assim que surgir uma oportunidade na legislação eleitoral.                                                                                               

Fabiano Haubert – Crédito: Reprodução/Internet

O “isolamento” de Fabiano Haubert na câmara e no PDT Leopoldense:  Diante do novo cenário político que se consolidou após o julgamento no TSE onde foi confirmada a candidatura do Prefeito Ary Vanazzi(PT), o Vereador trabalhista ficou e vai ficar ainda mais como voz quase única de oposição ao Prefeito tanto no partido como câmara de Vereadores. A continuar nesta posição, vai formar juntamente com Marcelo Buz e Arthur Schmidt ambos do PMDB, a bancada de oposição na câmara municipal.

Ao natural e como já era esperado, muitos de seus apoiadores na causa como opositor, começam a pressionar por uma aproximação com a administração municipal sob pena, de todos ficarem fora da participação do partido no governo.

A grande verdade no cenário interno do PDT foi que a vitória de Vanazzi no TSE, praticamente sepultou a resistência dentro do partido em não participar do governo municipal. Este acontecimento deixa Nado Teixeira e seu grupo com pouca força interna no PDT local e Fabiano Haubert, sabe que isto para ele que tem mandato é complicado e lá na frente,  pode ter consequências em sua tentativa de reeleição para Vereador.

Governo Vanazzi e sua agora tranquila base de apoio na Câmara de Vereadores de São Leopoldo:  As derrotas ou votações apertadas dos projetos enviados pelo executivo municipal para à Câmara de Vereadores é coisa do passado para o governo municipal e isto, será uma preocupação a menos para o comando político do governo Vanazzi e isto, graças a vitória do Prefeito no TSE onde teve a confirmação de sua candidatura feita por unanimidade de votos.

Os Vereadores e Vereadoras que não faziam muita questão de esconder que estavam ao mesmo tempo, com um olho no peixe e outro no gato(possibilidade de travessia), agora são Vanazzi desde criancinha e só querem agradar o executivo.

As possibilidades de que até o final de agosto o Governo Vanazzi terá 10 votos garantidos e com boas possibilidades de até 11, são muito grandes e isto, só depende,  do andamento da carruagem das negociações e alianças que agora como nunca, estão a mil pelos gabinetes do Reino de Castela.

Autor

Bado Jacoby

bado@visaodovale.com.br

Publicidade

2016 - Todos os direitos Reservados