Hoje é segunda-feira, 26 de junho de 2017

Publicidade

Síndrome de Down

02 de junho, 2017 às 15:39 - por Júlio Galperim

Crédito: Paula Moreira/Movimento Down.org

Protocolei, em 14 de março, na Câmara Municipal um Projeto de Lei que institui o Programa Municipal de Orientação sobre Síndrome de Down. Acredito ser indispensável que o nosso Município institua esse programa, que não irá produzir custo para a Prefeitura, haja vista que o nosso projeto buscará dar ênfase educativa e esclarecedora sobre tal Síndrome.

É relevante analisar que não existe ainda no País uma estatística específica sobre o número de brasileiros com Síndrome de Down. Uma estimativa pode ser levantada com base na relação de 1 para cada 700 nascimentos, levando-se em conta toda a população brasileira. Ou seja, segundo essa conta, cerca de 270 mil pessoas no Brasil teriam Síndrome de Down.

O objetivo do nosso projeto será disciplinar o funcionamento do Programa Municipal de Orientação sobre Síndrome de Down, garantindo a participação efetiva da sociedade civil organizada voltado para a compreensão, o apoio, a educação, a saúde, a qualidade de vida, o trabalho e o combate ao preconceito em relação às pessoas com Síndrome de Down, aos seus familiares, aos educadores e aos agentes de saúde na esfera municipal.

Todos precisamos ter consciência de que a Síndrome de Down não é uma doença, mas uma condição da pessoa associada a algumas questões para as quais os pais devem estar atentos desde o nascimento da criança, sendo que as pessoas com Síndrome de Down têm muito mais em comum com o resto da população do que diferenças.

O Programa também irá esclarecer e orientar aos pais de uma pessoa com Síndrome de Down que o mais importante é descobrir que seu filho pode alcançar um bom desenvolvimento de suas capacidades pessoais e avançará com crescentes níveis de realização e autonomia. Ele é capaz de sentir, amar, aprender, se divertir e trabalhar. Poderá ler e escrever deverá ir à escola como qualquer outra criança e levar uma vida autônoma.

* Júlio Galperim é Vereador do PSD de São Leopoldo

Publicidade

2016 - Todos os direitos Reservados