Hoje é sábado, 16 de dezembro de 2017

Publicidade

SAPUCAIA DO SUL: CATADORES ENSINAM ESTUDANTES SAPUCAIENSES SOBRE RECICLAGEM  

30 de novembro, 2017 às 12:54 - por Redação do www.visaodovale.com.br

Mensalmente, de 25 a 30 toneladas de material reciclável são separadas e vendidas na  cooperativa Cooprevive, em Sapucaia do Sul. Com o trabalho realizado no local, os cooperados contribuem para o futuro do nosso planeta, ao mesmo tempo que ganham o sustento das suas famílias. Hoje, 29 de novembro, os estudantes da Escola Alfredo Juliano conversaram com os cooperados e aprenderam sobre o processo da reciclagem na cidade, durante a ação do Projeto Mulher Catadora é Mulher que Luta, financiado pela União Europeia e executado pela Fundação Luterana de Diaconia, em parceria com a Prefeitura, através das secretarias municipais de Educação e de Meio Ambiente.

Cerca de 800 estudantes do 5º ao 9º ano participaram da ação, que incluiu exibição de vídeo, exposição fotográfica e explicação sobre o ciclo dos recicláveis. “É muito importante estarmos aqui, pois muitas pessoas não conhecem o nosso trabalho. Esta é uma oportunidade que temos de conscientizar as crianças da importância de separar os resíduos, e como separar. Muitas pessoas, por não saberem, misturam os rejeitos com o material reciclável”, disse a cooperada Beatriz do Amaral, 24 anos, que junto com o marido, que também trabalha na Cooprevive, sustenta a filha com o que ganham com a reciclagem.

Aluno do 8º ano, Rafael Ribeiro, 14 anos, conta que em casa sua família separa o lixo seco do lixo orgânico. “Separamos há um ano. Acho importante, porque cuidamos do meio ambiente e  ajudamos pessoas que precisam a ganhar dinheiro. Cada um deve cuidar do seu lixo”, disse. Ao todo, 20 pessoas trabalham na Cooprevive, sendo 13 mulheres e oito homens. Também são parceiros do Projeto Mulher Catadora é Mulher que Luta, o Movimento Nacional de Catadoras e Catadores de Materiais Recicláveis e a Fundação Zoobotânica/Parque Zoológico.

Educação ambiental: Junto à exposição sobre reciclagem, os estudantes visitaram uma mostra sobre a flora e fauna da nossa região, montada no interior do trailer da educação ambiental da Secretaria de Meio Ambiente, que foi levado à escola.  Mudas de árvores também foram doadas à comunidade.

Colaboração: Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Sapucaia do Sul

Publicidade

2016 - Todos os direitos Reservados