Publicidade

São Leopoldo: Evento na São Leopoldo Fest 2018 aborda a história da cidade

01 de agosto, 2018 às 18:58 - por Redação do www.visaodovale.com.br

Foto: Thales Ferreira

Com objetivo de dar voz à preservação do patrimônio histórico da cidade que, na tarde desta quarta-feira, dia 1º de agosto, ocorreu o Seminário “São Leopoldo: política, cultura e patrimônio” no palco Arena das Artes da São Leopoldo Fest. A palestra, ministrada pelo professor da Unisinos, Marcos Witt, contou com a participação dos historiadores e pesquisadores René Ernaini Gertz, Eloisa Helena Capovilla e Guinter Weiner.

Durante a abertura, o secretário de Cultura e Relações Internacionais, Pedro Vasconcellos, falou sobre a importância de proporcionar o debate para resgatar a identidade cultural da cidade. “Mais do que abordar sobre a imigração alemã de São Leopoldo, também precisamos levantar uma reflexão mais abrangente para abordar a história como um todo, envolvendo a importância que os indígenas, negros e portugueses tiveram para a construção do município”, salientou.

A professora da Unisinos e integrante do Instituto Histórico de São Leopoldo, Eloisa Helena Capovilla, falou sobre seu carinho pela cidade. “Há cerca de 20 anos que pesquiso sobre São Leopoldo. Sempre me envolvi e estudei mais sobre o lado político-social da cidade, a indústria metal mecânica e, principalmente, a Rua Independência, pela qual tenho um apreço muito grande”, disse.

Para o seminário, também se fizeram presentes o prefeito de São Leopoldo, Ary Vanazzi, o secretário de Desenvolvimento Econômico, Turístico e Tecnológico, Rafael Souza, o secretário de Meio Ambiente, Darci Zanini, o coordenador de Patrimônio Cultural da Secretaria de Cultura e Relações Internacionais, Joel Santana, o professor de filosofia e história, Daniel Adams Boeira, entre outras autoridades, representantes de secretarias, a corte oficial da festa e sociedade civil.

Colaboração: SCOM/PMSL

Autor

Bado Jacoby

bado@visaodovale.com.br

Publicidade

quero-quero-banner-1024x97

2016 - Todos os direitos Reservados