Publicidade

São Leopoldo: Busto com Carta testamento de Getúlio Vargas é reinaugurada na Praça Tiradentes

28 de agosto, 2018 às 15:26 - por Redação do www.visaodovale.com.br

Nesta segunda-feira, 27, foi realizada a cerimônia de comemoração aos 60 anos e revitalização do monumento em homenagem ao presidente Getúlio vargas, atividade que contou ainda com a recolocação de uma nova carta testamento, roubada há dois anos, na obra.

O secretário de Cultura e Relações Internacionais, Pedro Vasconcelos, afirmou: “É um ato singelo, mas ao mesmo tempo tão grandioso e representa toda história do trabalhismo no Brasil”.

Para o prefeito Ary Vanazzi falou da importância de manter preservados os monumentos históricos. “Este é um momento muito importante para nossa cidade, é obrigação do poder público esse tipo de revitalização e a reconstituição dos nossos monumentos para reflexão. A sociedade precisa conhecer seus elementos e este é um ato simples mas com um significado muito grande para a história brasileira”.

A carta testamento foi confeccionada em mármore. O busto de Getúlio Vargas foi produzido pelo artista plástico Vasco Prado em 1958, uma iniciativa do ex-governador Leonel Brizola e do então Prefeito de São Leopoldo, Paulo Couto.

A artista plástica Zorávia Bertiol, viúva do escultor Vasco Prado, autor do monumento em homenagem ao presidente Getúlio Vargas, participou do ano e ressaltou a importância do momento para a família e memória do artista. “É um momento muito importante para mim e para meus filhos. As obras do Vasco tem forte assento regional e conseguiram transcender o regionalismo”, disse.Vasco Prado, que possui obras públicas espalhadas por prefeituras, parques e praças de todo Rio Grande do Sul, teve seu trabalho exaltado por Zoravia. “O artista, assim como foi o Vasco, é um ser que capta coisas significativas da realidade, no sentido da mudança. Devemos preservar os monumentos e lutar por meio da educação para manter viva a democracia”, finalizou.

O presidente do PDT em São Leopoldo, vereador Ary Moura, destacou que o partido fará a manutenção da praça. “É importante trazer a lembrança do Getúlio e também é uma honra ter a carta testamento de volta aqui”, comentou.

A abertura do ato teve a apresentação do músico Raul Quiroga. Também participaram da cerimônia autoridades, comunidade, o secretário estadual do PDT, Antônio Gomes e o vereador do PDT, Fabiano Haubert.

Foto: Thales Ferreira

Colaboração: SCOM/PMSL

Autor

Bado Jacoby

bado@visaodovale.com.br

Publicidade

quero-quero-banner-1024x97

2016 - Todos os direitos Reservados