Hoje é segunda-feira, 18 de dezembro de 2017

Publicidade

O CHORO DO DERROTADO É CULPAR OS OUTROS

24 de março, 2017 às 16:37 - por Luis Fernando Fracasso

 

É sempre mais fácil achar que a culpa é do outro”, já dizia Raul Seixas na sua música “Por quem os sinos dobram”. E, de fato, não podemos negar que realmente é muito fácil colocarmos a culpa em alguém ou em alguma coisa pelas situações (principalmente as desagradáveis) que acontecem em nossos planejamentos.

Colocar a responsabilidade em alguma coisa externa, que está fora, nos traz um alívio momentâneo.

A autorresponsabilidade, por mais desafiante que seja, tem a força de nos trazer a semente do desenvolvimento. Afinal, é praticamente impossível alcançarmos evolução sem nos responsabilizarmos pelos nossos atos. É preciso aceitar e se responsabilizar pelos desafios do nível presente onde nos encontramos.

Quando se quer ganhar um campeonato, há a necessidade de planejamento intenso, caso contrário você não obterá títulos.

Por que o Grêmio nos últimos anos ganhou somente um campeonato a nível brasileiro (Copa do Brasil) e não vence o campeonato gaúcho a seis anos? Culpa da Federação? Culpa das arbitragens? Ou montou times fracos? Ou não cumpriu o que planejou? Ou contratou errado? Será que fazem suas análises internas? É claro que fazem. Mas sabem onde erraram? Já diz uma frase anônima famosa. – “    Quem não sabe porque perde, também não sabe por que ganha”

A moda agora de “alguns” torcedores gremistas é culpar o Presidente da Federação pelos seus insucessos. Alegam favorecimento ao Inter, em virtude do Noveletto ser colorado e conselheiro do clube.

Bom para ser presidente da Federação Gaúcha de Futebol, tem que gostar de futebol e é claro que todos têm uma ligação clubística. Mas vamos aprofundar mais ainda. Pelo que me consta o Primeiro Vice Presidente da Federação é o Sr. Luciano Hoscman, ( filho do Zélio Hoscman – Um dos torcedores mais ilustres e Conselheiro do Grêmio)             Luciano também gremista e conselheiro do Grêmio. Será que ele aceitaria calado supostos favorecimentos ao Inter???

Aliás, Luciano Hocsman que será o próximo presidente da federação.

Para ilustrar melhor, fiz um levantamento dos títulos dos clubes relacionados com os ex-presidentes e atual da Federação. Tirem suas conclusões, se é favorecimento ou falta de planejamento?

1970 a 1982 – Rubens Hofmeister – Ex-Presidente e torcedor do Esporte Clube Cruzeiro

Inter – 10 títulos

Grêmio – 03 títulos

1982 a 1985 – João Giuliani Filho – Torcedor do Esporte Clube Cruzeiro

Inter – 03 títulos

Grêmio – 01 título

1985 a 1991 –  Rubens Freire Hofmesiter – Ex-Presidente e torcedor do Esporte Clube Cruzeiro

Inter – 01 título

Grêmio – 06 títulos

1991 a 2004 – Emidio Perondi – – Ex-Presidente e torcedor do São Luiz de Ijuí e ex conselheiro e torcedor do Inter

Inter – 07 títulos

Grêmio – 05 títulos

Juventude – 01 título

Caxias – 01 título

2004 a 2016 – Francisco Noveletto – Conselheiro e torcedor do Inter, 

Inter – 10 títulos

Grêmio – 03 títulos

 

Publicidade

2016 - Todos os direitos Reservados