Publicidade

Notícias da Região: SAPUCAIA DO SUL (Audiência Pública aprova revisão de artigo do Plano Diretor)

11 de setembro, 2018 às 09:11 - por Redação Visão do Vale

  • Audiência Pública aprova revisão de artigo do Plano Diretor

O Conselho Gestor do Plano Diretor – CONGEPLAD, de Sapucaia do Sul, se reuniu com a comunidade sapucaiense na tarde desta segunda-feira, 10 de setembro, durante uma audiência pública que tratou do Plano Diretor Municipal, Lei 2896/2006. O objetivo do encontro foi alterar a redação do artigo 127 do Plano Diretor, que dispõe sobre a instalação, ampliação e funcionamento dos empreendimentos de impacto, sujeitos a Licenciamento Ambiental.

A nova redação do artigo foi alterada e aprovada por unanimidade entre os presentes. A Lei 2896/2006 institui o Plano Diretor e suas diretrizes, adequando-o ao Estatuto das Cidades.

 

 

 

  • Biodiversidade em foco com a ExpoBio em Sapucaia do Sul

Os pequenos estudantes da Educação Infantil de Sapucaia do Sul tiveram uma tarde cheia de aprendizado sobre a biodiversidade. Aconteceu nesta segunda feira(10), na Escola Municipal Alfredo Juliano, a ExpoBio, exposição dos trabalhos das escolas de educação infantil dentro do Projeto Preservação da Biodiversidade, que este ano trabalhou sobre o tamanduá. O projeto é realizado pela Prefeitura de Sapucaia do Sul, através das Secretarias Municipais de Educação e de Meio Ambiente, com o apoio do Parque Zoológico e Museu de Ciências Naturais da Fundação Zoobotânica. Participaram da ExpoBio as EMEIs Mara Mattos, Dalila da Silveira Oliveira, Romana Gonçalves Alves e Hugo Gerdau, além da EMEF Tiradentes e da EMEF Rui Barbosa, do município de Nova Santa Rita.

O secretário municipal de Educação, Luciano Rodrigues, prestigiou a mostra e comprovou a curiosidade, a criatividade e o empenho dos pequenos estudantes. “É muito estimulante este trabalho. Além de promover o conhecimento, desperta a empatia e sensibilização das crianças para a conservação dessa espécie e o cuidado com os animais em geral”, disse o secretário.

Na primeira etapa do projeto a bióloga Inacira Bonfim Lopes visitou as escolas levando aos alunos, de forma lúdica, através de contação de história e exibição de vídeo, informações referentes às características, particularidades, importância e papel ecológico do tamanduá. Na segunda etapa, os alunos foram ao Parque Zoológico conhecer pessoalmente o bichinho. O Ano do Tamanduá – Levante essa bandeira foi lançado pela Associação de Zoológicos e Aquários do Brasil (SZB), juntamente com o Instituto de Pesquisa e Conservação dos Tamanduás do Brasil.

 

 

 

  • No Setembro Amarelo Prefeitura de Sapucaia faz alerta para prevenção do suicídio

No Setembro Amarelo, mês de prevenção do suicídio, a Secretaria de Saúde de Sapucaia do Sul chama a atenção da população para os cuidados com a saúde mental, e os sinais dados por pessoas que pensam em tirar a própria vida. O município conta com uma rede integrada, com atendimento nas unidades básicas de saúde; nos três Centros de Atenção Psicossocial, e na Unidade de Saúde Mental do Hospital Getúlio Vargas.

O secretário de Saúde, Neio Lúcio Pereira, explica que pessoas com ideias suicidas dão sinais, por isso os familiares devem ficar atentos. “Pessoas com ideação suicida devem ser levadas a uma unidade de saúde, ou a um dos CAPSs. Em casos mais graves, quando se expressa verbalmente a intenção de tirar a própria vida, deve-se procurar um atendimento de emergência, como o Hospital Municipal Getúlio Vargas ou a UPA 24H”, disse.

A psiquiatra da Equipe de Apoio em Saúde Mental do Município, Dr. Andréia Sandri, salienta que são vários os sinais que podem indicar que a pessoa está pensando em suicídio. “Pessoas deprimidas, que falam em suicídio ou que expressam que a sua vida não vale a pena, são suicidas em potencial. Profissionais da saúde e familiares também devem ficar atentos aos casos de pessoas que tem alguma doença e não fazem o tratamento correto, ao histórico familiar e tentativas prévias. Aquela história de que ‘quem quer se matar não fala’ é uma mentira”, alerta.

Rede de Atendimento: Nas unidades de saúde, o atendimento acontece por meio de rodas de conversa e oficinas, com o apoio e orientação do Núcleo de Apoio à Saúde Mental da Família (NASF) e da Equipe de Apoio em Saúde Mental. Nos CAPSs, que contam com equipes multiprofissionais, o atendimento é feito de maneira individual, familiar e em grupo, e por meio de oficinas. Já o Hospital Municipal Getúlio Vargas dispõe de 18 leitos para a saúde mental. O apoio emocional também pode ser buscado junto ao Centro de Valorização da Vida (CVV), que atende 24h pelo telefone 188 (com ligações gratuitas).

 

Onde buscar atendimento:

 

*Unidades Básicas de Saúde

 

*UPA 24H– ERS118, esquina com a Rua Ursa Maior, Bairro Nova Sapucaia

 

*CAPS II – Rua General Osório, esquina com a Rua Guerreiro Lima. Atendimento de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h. Telefone 3474-1833.

 

*CAPS AD – Rua Alfredo Juliano, nº 560, Bairro Primor. Atendimento de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h. Telefone 3474-4470

 

*CAPS i – Rua São Luiz, 63, Bairro Jardim. Atendimento de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h. Telefone 3451-2441.

 

*Centro de Valorização à Vida: ligue 188

 

 

 

 

  • Final do 2º Palco te Espera Pequeno Cantor acontece neste sábado

 

Será neste sábado, 15 de setembro, a grande final do festival 2º Palco te Espera Pequeno Cantor – Festival dos Pequenos Cantores de Sapucaia do Sul. O evento acontece a partir das 13 horas, no Parque Municipal de Eventos Jayme Caetano Braun (Rua Monteiro Lobado, nº 244) e conta com 22 competidores com idade entre 8 e 15 anos. O objetivo do festival, de acordo com o seu idealizador Armindo Blum, é preservar e incentivar a cultura do povo gaúcho entre crianças e adolescentes, além de promover novos talentos.

Os participantes vindos de Sapucaia do Sul e municípios vizinhos, como Esteio, Novo Hamburgo, entre outros, interpretarão canções nativistas e gaúchas, competindo em três categorias, até 9 anos; de 10 a 12 anos e, de 13 anos em diante. O 1º e 2º lugar de cada categoria gravarão um CD, e, os 3º e 4º lugares ganharão troféus. O evento é uma promoção da Associação do Movimento Tradicionalista de Sapucaia do Sul (ASMOTSS), com apoio da Prefeitura, através da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo.

 

 

Publicidade

quero-quero-banner-1024x97

2016 - Todos os direitos Reservados