Publicidade

Notícias da Região: SAPUCAIA DO SUL

09 de agosto, 2018 às 22:38 - por Redação Visão do Vale

  • Estudantes vivenciam a deficiência visual com atividade Sala das Sensações

Entrar em uma sala escura e contar apenas com os sentidos do tato, do olfato e da audição. Estudantes do 1º ao 5º ano da Escola Municipal Otaviano da Silveira passaram por esta experiência. As crianças participaram da Sala das Sensações, uma atividade alusiva à Semana Nacional da Pessoa com Deficiência, celebrada de 21 a 28 de agosto. A iniciativa teve o objetivo de valorizar os sentidos, além de demonstrar para as crianças como é o cotidiano de um deficiente visual.

O secretário municipal de Educação, Luciano Rodrigues, foi conferir a Sala e participou das atividades com as crianças. “É uma ideia muito interessante, pois proporciona esta vivência às crianças, de se colocar no lugar do outro, daquela pessoa que possui alguma limitação”, disse.

Segundo a vice-diretora da instituição, Cristina de Souza Capela, a Sala das Sensações foi montada na Sala de Recursos Multifuncionais da escola. As janelas foram cobertas para que o espaço ficasse bem escuro. Latas foram dispostas com objetos dentro, para a realização de um jogo da memória, onde as crianças tinham que brincar utilizando apenas as mãos e identificando, assim, os objetos iguais. Vidros com aromas diversos, também foram apresentados às crianças que tinham que adivinhar as substâncias contidas nos recipientes.

 

  • Hospital Getúlio Vargas recebe doações de poltronas do Rotary Sapucaia do Sul

Desde a tarde desta quarta-feira, 8 de agosto, acompanhantes de pacientes internados no Hospital Municipal Getúlio Vargas já contam com novas poltronas confortáveis. Elas foram doadas à Fundação Hospitalar Getúlio Vargas pelo Rotary Club Sapucaia do Sul, através de uma ação beneficente realizada com a ajuda de diversos parceiros. A entrega oficial do primeiro lote contendo 40 poltronas ocorreu na tarde de ontem no hospital e contou com as presenças do prefeito de Sapucaia do Sul, Dr. Luis Rogério Link; do diretor geral da Fundação Hospitalar Getúlio Vargas, Gilberto Barichello; do atual presidente do Rotary, Vinicius Jesuíno, e da presidente do Rotary na época em que foi iniciada a campanha de aquisição das poltronas, Regina Quadros.

O prefeito Dr. Link agradeceu a parceria com a entidade e falou da importância do gesto que trará mais comodidade para os cuidadores dos pacientes do hospital. “O conforto e o bem-estar também compõem o tratamento de um paciente, então só temos a agradecer esta parceria do Rotary com a Prefeitura e a Fundação Hospitalar Getúlio Vargas. Parceria esta que começou com uma visita ao meu gabinete e que agora vemos o fruto deste diálogo aqui. Com certeza muitos pacientes e cuidadores serão beneficiados com estas poltronas e queremos que mais parcerias como esta aconteçam no Município, porque este hospital é de toda a comunidade”, ressaltou o prefeito de Sapucaia do Sul, Dr. Luis Rogério Link.

Conforme Regina Quadros, a ideia é que no total 180 novas poltronas sejam doadas ao hospital. Esta primeira leva será utilizada principalmente nos setores do alojamento conjunto, na observação pediátrica e na clínica médica.

 

  • Comunidade do Sial recebe Banco de Agasalhos até Você

       

Os moradores dos bairros Freitas, São José e Sial, de Sapucaia do Sul, receberam nesta quarta-feira, 8 de agosto, o Banco de Agasalhos até Você. A ação da Prefeitura, através da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social, aconteceu na sede do Grêmio Esportivo Sial e levou até as pessoas carentes da região as roupas do Banco de Agasalhos, doadas pela população sapucaiense. Mais de 400 peças foram distribuídas ontem, além de 23 pares de calçados. O objetivo da iniciativa é divulgar o serviço prestado no Banco de Agasalhos e distribuir para as comunidades carentes as doações da Campanha do Agasalho, que ocorre anualmente.

        A próxima atividade será no dia 15 de agosto, para a comunidade do Bairro Fortuna, no ginásio da Escola Otaviano Silveira. Desde junho, quando teve início a ação, o Banco de Agasalhos até Você já passou pelos bairros Carioca, Cordão, Novo Horizonte, Greiss e Lomba da Palmeira.

 

  • Bairros Bela Vista e Nova Sapucaia recebem reforço na sinalização viária

        

A semana começou com trabalho intenso de reforço na sinalização horizontal em pontos dos bairros Nova Sapucaia e Bela Vista. A Secretaria de Segurança e Trânsito esteve com equipes nesta quarta-feira, 8 de agosto, no entorno da Escola Estadual Bela Vista, e na terça-feira, 7, na Theodomiro Porto da Fonseca, próximo a Casa Lar Abrigo Meu Refúgio.

A ação consiste no reforço da pintura das faixas de segurança, pintura de meio-fio, entre outras pinturas de sinalização. A rua Henrique Dias, no bairro Santa Catarina, também recebeu a ação. Para amanhã, dia 10, está prevista a pintura de sinalização no bairro Ipiranga, no entorno da Escola Municipal Lourdes Fontoura da Silva, caso o tempo melhore.

 

  • Prefeito Dr. Link entrega trator para Associação Rural

            Os pequenos produtores rurais de Sapucaia do Sul receberam hoje, 9 de agosto, uma importante ajuda para realizar suas atividades. O prefeito Dr. Luis Rogério Link entregou à presidente da Associação de Desenvolvimento Comunitário Rural de Sapucaia do Sul, Celi Prass, um trator 4×4 100 CV. O equipamento agrícola será utilizado pelos produtores sócios da entidade.

         Dr. Link destacou que o trator, adquirido por meio de uma emenda do deputado Ernani Polo, é um grande avanço para as famílias que vivem da agricultura na cidade. “Tenho um carinho muito grande pela Zona Rural da cidade, e pelas famílias que tiram seu sustento da terra. Este trator é de vocês, e com certeza, será muito útil”, disse o prefeito aos produtores.  Também estavam presentes o chefe de gabinete do deputado Ernani Polo, Carlos Carvalho; o secretário municipal de Indústria, Comércio, Agricultura e Abastecimento, Reinaldo Maldaner; secretários municipais, vereadores e representantes da sociedade civil e militar.

         Ajuda bem-vinda: A presidente da Associação comemorou o novo trator, que é o segundo entregue pela Prefeitura à entidade.  “O outro trator é muito bom, mas este é melhor, mais moderno. Com certeza vai ajudar muito. Agora, com os dois equipamentos, mais produtores serão atendidos”, comentou Celi. O equipamento agrícola tem inúmeras funções, como arar a terra, gradear e roçar, entre outras. O trator será usado pelos produtores da Fazenda dos Prazeres e Novo Horizonte, e pela Prefeitura, nas hortas comunitárias.

 

  • Concurso Receitas Criativas – Master Sene encerra inscrições amanhã

As inscrições para o concurso culinário que promete agitar as cozinhas das escolas municipais de Sapucaia do Sul encerram amanhã, dia 10 de agosto. A Prefeitura, através da Secretaria Municipal de Educação, por meio do Serviço de Nutrição Escolar – SENE, está promovendo o Concurso Receitas Criativas – Master Sene, concurso culinário que visa fomentar a criatividade e valorizar o trabalho das manipuladoras de alimentos que atuam nas cozinhas escolares do município.

Cada escola poderá inscrever uma única receita culinária, preenchendo a ficha de inscrição e encaminhando-a ao SENE. A receita deve conter ingredientes e alimentos disponíveis nas suas cozinhas, ou seja, ingredientes saudáveis aprovados pelo SENE. A ideia é abusar da habilidade criativa montando pratos saborosos e nutritivos. Uma ficha de inscrição deve ser preenchida e encaminhada ao SENE.

A divulgação das receitas classificadas ocorrerá no dia 31 de agosto, Dia do Nutricionista. Logo em seguida inicia a fase de degustação dos pratos para a seleção das dez receitas finalistas. Estas serão produzidas novamente para serem degustadas por uma banca avaliadora. Serão levadas em consideração a criatividade, a apresentação, o sabor, a textura e os ingredientes utilizados. Na sequência, serão premiados os três melhores pratos, assim como as manipuladoras e as escolas vencedoras.

 

  • Mulheres podem fazer aulas gratuitas  de boxe na Praça da Juventude

        O boxe melhora o condicionamento físico, ajuda na perda de peso, tonifica os músculos e alivia o estresse. Estes são apenas alguns dos benefícios da luta, que pode ser aprendida gratuitamente na Praça da Juventude de Sapucaia do Sul. As inscrições já estão abertas para uma turma exclusivamente de mulheres com idade a partir de 25 anos. O curso é uma promoção da Prefeitura, através da secretaria municipal de Esporte e Lazer, e da academia de boxe CT Carla Silva.

Ao todos são 30 vagas, para aulas nas terças e quintas-feiras, das 16h15min às 17h15min. Para as inscrições, as interessadas devem se dirigir à Praça da Juventude (Rua César Alves de Souza esquina Rua Enor Holmer, bairro Capão da Cruz), de segunda a sexta-feira, das 9h às 17h, apresentando cópia do comprovante de residência e documento com foto.

Publicidade

quero-quero-banner-1024x97

2016 - Todos os direitos Reservados