Hoje é sábado, 16 de dezembro de 2017

Publicidade

Esteio: Escolas públicas municipais passam a ter Base Curricular Comum

07 de dezembro, 2017 às 15:17 - por Redação do www.visaodovale.com.br

Representantes das escolas que fazem parte da rede da Secretaria Municipal de Educação (SME) saíram do auditório da Câmara de Vereadores na tarde desta quarta-feira (6) levando em mãos um exemplar de um documento que marca o início de uma nova fase da educação esteiense. É a Base Municipal Comum Curricular (BMCC), que busca, a partir do ano letivo de 2018, dar acesso às mesmas oportunidades de aprendizagem para todos os alunos, independente do local onde estudam (a íntegra do documento está disponível abaixo). Além disso, com a Base Comum os pais poderão ter uma noção do que os filhos aprendem na escola e se estão acompanhando os demais colegas na aprendizagem.

O prefeito Leonardo Pascoal ressaltou que, com a BMCC, os estudantes terão o mesmo ponto de partida em seu caminho escolar. “É uma alegria participar deste momento, que sonhamos e idealizamos por tanto tempo, muito antes ainda do início do nosso mandato. Desde o início, entendemos que a prioridade número um para a Educação em 2017 deveria ser a construção de um currículo comum. Cada escola tinha um caminho diferente, não era uniforme. Nosso papel como gestão pública é dar as mesmas condições de aprendizagem para os mais de 10 mil alunos da rede municipal de ensino. Devemos assegurar que o ponto de partida seja o mesmo para todos”, enfatizou.

O fato de ter um currículo comum, conforme o prefeito, vai possibilitar um melhor acompanhamento das condições do ensino prestado pelas instituições. “A falta de uniformidade no currículo leva a dificuldades de averiguar a qualidade da educação, da transmissão dos conteúdos aos estudantes e da gestão de pessoal das escolas, quanto a disciplinas e cargas horárias, por exemplo. A Base Curricular foi um trabalho construído a muitas mãos pela própria rede, e é fundamental que ela seja aplicada. Estamos levando a cabo aquilo que nos comprometemos com a sociedade, que é a quem temos que servir. São mudanças necessárias. Se continuássemos fazendo as mesmas coisas, continuaríamos com os mesmos resultados. Isso não penalizaria o prefeito, o secretário ou os professores, mas os alunos”, concluiu Pascoal.

Entre as melhorias presentes no documento, pode-se destacar a organização do ciclo de alfabetização, que se estende até o 3º ano do ensino fundamental. Com a divisão por fases, o aluno aprenderá no primeiro ano, por exemplo, a fonética de letras e palavras, além de entender como elas são construídas. Com a Base, os alunos de Esteio terão aula, dentre outros temas transversais, sobre Educação Fiscal, para compreender o funcionamento de uma administração pública e as responsabilidades de cada cidadão para o desenvolvimento do município. No final do próximo ano letivo será avaliado o desempenho da implantação da BMCC na rede municipal, a fim de identificar pontos a serem corrigidos e promover uma melhoria contínua deste trabalho.

“A Base é muito importante pois já tínhamos uma rede qualificada e, agora, passamos a ter norteadores para o trabalho a ser realizado. O desafio é fazer a base ser utilizada nas escolas e trazer os pais para serem fiscais da aplicação do documento, o que vai contribuir para que nossos alunos possam se desenvolver”, comentou o titular da SME, Marcos Dal’Bó.

Na abertura, estudantes da Escola Municipal de Educação Infantil (EMEI) Colorindo o Aprender fizeram uma encenação com tema natalino, falando sobre o nascimento de Jesus Cristo. Os detalhes sobre a construção da base curricular e o conteúdo do documento foram apresentados pela diretora Pedagógica da Secretaria Municipal de Educação (SME), Rose Cutruneo, e pelo presidente do Conselho Municipal de Educação, Cláudio Dusik.

O lançamento da Base Municipal Comum Curricular foi acompanhado pelo vice-prefeito, Jaime da Rosa, pelos secretários municipais de Cidadania e Desenvolvimento Social, Tatiana Tanara, de Cultura, Esporte e Lazer, Rafael Figliero, de Desenvolvimento Econômico e Inovação, Gustavo Bortolini, pelo presidente da Câmara Municipal, Felipe Costella, junto a colegas do Legislativo esteiense, e pelo diretor Administrativo Financeiro da Ceasa, Vanderlan Vasconselos.

Colaboração: Diretoria de Comunicação Social da Prefeitura de Esteio 

Autor

Bado Jacoby

bado@visaodovale.com.br

Publicidade

2016 - Todos os direitos Reservados