Publicidade

Eleições 2018: veja como será a ordem de votação na urna eletrônica

06 de setembro, 2018 às 15:51 - por Luis Fernando Fracasso

No último pleito, o voto ia dos cargos menores até o maior. Em outubro, a votação começará pela escolha de deputado federal

Diferente da sequência de votação nas eleições de 2014, o eleitor que for votar neste ano vai começar seu voto a partir da escolha de deputado federal ( 4 dígitos), deputado estadual (5 dígitos), 1º senador (3 dígitos), 2] senador (3 dígitos), governador (2 dígitos) e presidente (2 dígitos) .

Esta sequência retorna ao modelo das eleições de 1998. Apenas nas eleições de 2010 e 2104 os deputados estaduais vieram primeiro na hora da votação.

Voto na legenda

Mais um fator que ajuda a explicar a sequência de votos na urna, é a forma como são computados os votos de legenda em eleições proporcionais. Quando um eleitor vota em um número que não representa nenhum candidato ou digita apenas os dois primeiros números do partido, o sistema da urna computa o voto para a coligação ao qual o partido escolhido faz parte. Além disso, se um eleitor votar apenas para o primeiro cargo e abandonar a sessão, o sistema da urna irá anular os demais votos aos quais esse eleitor teria direito.

 

Publicidade

quero-quero-banner-1024x97

2016 - Todos os direitos Reservados