Hoje é sábado, 16 de dezembro de 2017

Publicidade

DIREITO À ALIMENTAÇÃO – Artigo de Dudu Moraes

19 de outubro, 2017 às 12:47 - por Dudu Moraes

“Rumo à Consciência Alimentar”, a partir dessa frase, tema da 15ª semana Estadual da Alimentação e 1ª Semana Municipal da Alimentação, faço minha reflexão sobre a conjuntura que vivemos hoje.

Ao refletir me deparo com um questionamento que me angústia e inquieta: O Povo Brasileiro está tendo respeitado o seu direito fundamental que é o direito humano à alimentação adequada e saudável? Está sendo cumprido o art. 6º da Constituição Federal que garante a segurança alimentar como direito humano?

Não tenho como refletir a luta contra a fome e a miséria, sem citar Herbert de Souza, sociólogo brasileiro, que realmente acreditou na possibilidade de termos um país melhor, mais justo e lutou por ele. Nos anos 90, Betinho foi o principal responsável pela mobilização dos brasileiros contra a fome.

Em 2003, no governo do Partido dos Trabalhadores, foi criado o Programa Fome Zero, em 2015 o Brasil conseguiu sair do mapa mundial da fome. Hoje, ano de 2017, voltamos a nos deparar com situações de fome e miséria extrema.

Diante desse quadro é urgente que sejam retomadas as políticas públicas que criam programas sociais e buscam o extermínio da fome, para que o alimento como direito humano seja viabilizado a todos.

Como cidadão e legislador acredito que podemos reverter esse quadro, criando e participando de espaços de debate, como a Sessão Especial sobre a Alimentação Saudável e Segurança Alimentar, que estou propondo, para o dia 20 de Outubro, às 14:30h, na Câmara Municipal, dentro da programação da 15ª Semana Estadual e 1ª Semana Municipal da Alimentação.

Consciência, atitude propositiva e solidariedade são algumas das ferramentas que precisamos usar na luta por um Brasil livre da miséria e por uma vida mais digna a todos os brasileiros.

Dudu Moraes é Vereador do PT Leopoldense

Publicidade

2016 - Todos os direitos Reservados