Hoje é sexta-feira, 20 de outubro de 2017

Publicidade

Câmara de Vereadores de São Leopoldo: Marcelo Buz(PMDB) conquista o destaque de “Lobo alpha”(**) da oposição

28 de setembro, 2017 às 23:43 - por Bado Jacoby

A sessão desta quinta-feira que votou a LDO e deveria ter como assunto  principal esta votação, descambou para a disputa pela mesa da câmara e a coisa ficou quente entre os Vereadores e as vias de fato, por muito pouco, não voltou a ser cena como nos tempos da política sangue nos olhos dos senhores da excelência em gestão.

A indignação da atual mesa com a tentativa de uma nova eleição, é muito grande e a situação ao que parece vai acabar se judicializando caso o grupo de sete Vereadores que estão propondo uma nova eleição, não tenha alguma dissidência nas próximas horas.

Pelo grupo favorável na continuação da atual mesa, a Vereadora Iara Cardoso assumiu de fato e de direito o comando da “resistência” e ao que parece, vai jogar sua experiência e força dentro da Câmara para evitar a troca de comando da mesa diretora.

OS GRANDES MOMENTOS DA SESSÃO:

MARCELO BUZ, O LOBO ALPHA DA OPOSIÇÃO:  O vereador Marcelo Buz(PMDB) assumiu a liderança da oposição e está conseguindo, influenciar figuras de pensamento ideológico diferente(Fabiano Haubert e Brasil Oliveira), figuras experientes como Julio Galperim(PSD) e até Arthur Schmidt(PMDB) seu colega de bancada e seu fiel escudeiro David Pederssetti(PP).  Marcelo Buz, está sendo o grande articulador desta mobilização para uma nova eleição e ao natural, caso seja exitosa esta ação, deverá, ser o novo Presidente da casa.

SESSÃO ENCERRADA E FIM DE PAPO: O atual Presidente da Mesa Vereador Armando Motta(PRB) não esconde sua contrariedade e indignação coma tentativa de mudar o comando da mesa e sem muitos rodeios, encerrou a sessão e deixou a Vereança batendo boca e trocando farpas sobre o lance da mesa da câmara.

BRASIL DE OLIVEIRA E O PSB: O Vereador “dissidente” da bancada que deveria ser totalmente governista, não esconde sua mágoa com o partido e com o tratamento recebido do governo municipal. Brasil, tem sido quase sempre um aliado nos “levantes” patrocinados por Marcelo Buz e hoje é o Vereador que pode dar a paz da maioria para o governo, ou, seguir neste caminho de “independente” que em regra, sempre vota contra o governo.  O partido(PSB) sentiu que algo precisa ser ajustado com muita urgência e hoje mesmo fizeram uma reunião dos Vereadores e principais lideranças para juntos, tentarem acertar os ponteiros do partido. Nossa Reportagem flagrou esta reunião mas, o fotógrafo não ligou o flash da câmara e a foto, se perdeu no espaço. Nesta reunião de quase duas na frente da Câmara, estavam os Vereadores Adão Rambor e Brasil de Oliveira, o experiente e respeitado ex Vereador João Miorim, Marco de Brito Vereador suplente, Maurício Miorim coordenador da bancada e outros não identificados. Pelo que se viu, os socialistas do Reino, brigam mas ao mesmo tempo se amam e devem em seguida acertarem seus ponteiros.

A CONVERGÊNCIA POLÍTICA DE ANTAGÔNICOS QUE CHAMA A ATENÇÃO DE TODOS:  O atual contexto político de São Leopoldo tem gerado parcerias que em regra e em tempos passados, com certeza seria considerado uma heresia para alguns puritanos tanto de esquerda como de direita. Se formou uma aliança informal entre Nado Teixeira e seu grupo  que se apresentam como uma nova esquerda em São Leopoldo, e os hoje declaradamente de direita quase radical representada na figura de Marcelo Buz que se declarou inclusive, simpatizante do pré candidato a Presidência Jair Bolsonaro.

FABIANO HAUBERT UM TRABALHISTA POUCO A VONTADE:  O Vereador trabalhista que até pouco tempo foi Presidente do PDT Leopoldense, enfrenta uma situação complicada dentro da bancada e também na questão partidária. Fabiano sempre foi e continua sendo um político conciliador, sereno e de posições tranquilas e este somatório de virtudes políticas, fizeram dele umas das mais respeitadas lideranças partidárias da cidade e até do estado. É visível, que ele não está a vontade com suas atuais “alianças” dentro da câmara e no contexto político da cidade. Sua expressão, é de alguém que não gostaria de ter entrado em uma briga, que na verdade, só lhe traz desgastes e até algum isolamento partidário.

UM RECLAME QUASE UNANIME DA BASE: Os partidos da base, principalmente PSB e PDT reclamam da falta de coordenação e de não cumprimentos de acordos com o paço municipal e sentem falta desta sintonia que tem levado quase sempre,  a situações de derrotas para o governo na câmara. Segundo alguns Vereadores, não existe uma prevenção contra incêndios e em regra os bombeiros são chamados quando as chamas já estão incontroláveis.

Filipe Merker Brito

UM PARECER  DE GENTE EXPERIENTE SOBRE A QUESTÃO DA MESA DA CÂMARA: A pedido dos Vereadores que subscreveram a representação para que se tenha uma nova eleição na mesa diretora da câmara, os Advogados Filipe Merker Brito que já exerceu o cargo de Procurador Geral do Município no governo Vanazzi e Daniel Lemertz  que por muito tempo, foi Consultor jurídico da Câmara de Vereadores, elaboraram um parecer onde indicam e fundamentam a legalidade de uma nova eleição da mesa em decorrência do afastamento da Vereadora Edite Cigana Lisboa  conforme decisão da justiça eleitoral. Em um parecer bastante elaborado, os dois Advogados entendem que uma nova eleição se faz necessária e deve acontecer.

Por tudo que já aconteceu na semana politica que está chegando a seu final, o que resta de expectativa é a reunião convocada para acontecer amanhã as 12:00 horas para tratar da possível nova da mesa   e nela, vai se ver o que realmente é fato concreto e o que é especulação na força do governo com sua base e principalmente, até onde vai a força da oposição na câmara de Vereadores, sob o comando de seu Lobo Alpha.

(**) Alfa(ou Alpha), no estudo do comportamento animal, é a designação por vezes dada ao indivíduo de maior status, dentro de um grupo. Machos ou fêmeas, ou até mesmo ambos, podem ser alfa, dependendo da espécie. Quando um macho e uma fêmea assumem este papel ao mesmo tempo, eles normalmente são referidos como par alfa.

Redação do www.visaodovale.com.br

 

Autor

Bado Jacoby

bado@visaodovale.com.br

Publicidade

2016 - Todos os direitos Reservados