Publicidade

ACESSIBILIDADE HUMANIZADA NA PRÁTICA

11 de setembro, 2018 às 22:13 - por Redação Visão do Vale

  • ACESSIBILIDADE HUMANIZADA NA PRÁTICA

Um projeto que visa a capacitação em Acessibilidade, Inclusão e Acolhimento (AIA) das pessoas com deficiência visual e auditiva nas unidades de Saúde administradas pelo IBSAÚDE.

Nesta primeira etapa, que inicia em 12 de Setembro, o Projeto AIA vai capacitar os funcionários da UPA Scharlau em noções de conversação e comunicação inclusiva para fortalecer a Acessibilidade, a Inclusão e o Acolhimento, para atender as pessoas com deficiências visuais e auditivas.

As aulas serão semanais e terão como instrutores professores surdos e especialistas em língua de sinais. Também serão dadas palestras e minicursos para o trato com pessoas cegas.

 “Vamos contratar uma pessoa surda e outra cega para o quadro funcional da UPA, para que haja o convívio, o aprendizado, a oportunidade e o desenvolvimento humano, que é o maior valor dessa iniciativa”, acrescentou o presidente do IBSAÚDE, José Eri de Medeiros.

Segundo Medeiros, “é inadmissível que se faça qualquer projeto para pessoas especiais sem integrá-las no conjunto de ações”, para o sanitarista que há mais de 30 anos atua na implementação do SUS no Brasil ações como esta representam mais do que o cumprimento da Lei, “mas um primeiro passo para uma real inclusão não apenas dos cegos e surdos, mas de todas as pessoas na intercomunicação coletiva onde há qualquer tipo de deficiência”, alertou.

Publicidade

quero-quero-banner-1024x97

2016 - Todos os direitos Reservados